28.3.08

Ciao Roma...

Um antigo ditado diz que todos os caminhos levam a Roma. E é verdade. A capital italiana, com 2,8 milhões de habitantes, esbanja grandiosidade, monumentos e engarrafamentos. Desde a sua origem, Roma está envolta em história e lendas. Chamar de "berço da civilização ocidental" é um clichê inevitável, dada a quantidade de atrações milenares. Seu patrimônio de igrejas, museus e ruínas é, de fato, inigualável.

Meca dos católicos, é onde está o menor Estado do mundo, o Vaticano, meio na moda desde a morte do papa João Paulo II. Atraindo turistas, viajantes e beatos, Roma é uma das cidades mais visitadas do planeta . Para entrar no século 21, a cidade passou por dezenas de reformas e restaurações, mas mesmo assim, andar por Roma é esbarrar na história.
Falar em Roma, é lembar do Coliseu, o cartão postal da cidade. Esta grande arena servia de teatro e era palco de lutas, que sempre acabavam em mortes. Hoje, as ruínas do que foi a grande arena do passado são visitadas por muitos turistas e constitui o monumento mais famoso de Roma. Seu interior está aberto a visitação, e um passeio pelo Coliseu é uma boa oportunidade para voltar no tempo da história e imaginar como o lugar fervilhava naqueles anos de império.

Para os italianos, sentar-se à mesa para uma refeição é praticamente um ritual. É um momento para descansar, ter uma boa conversa e uma farta opção de pratos. Come-se sem pressa. Dos pães e antepastos aos molhos e carnes, a gastronomia na Cidade Eterna é sempre uma festa.
O que vale mesmo é passar na Fontana de Trevi, monumento em estilo romano com muitas esculturas e destaque para Netuno, para garantir o retorno a Roma, e claro, fazer um pedido. Dizem que é preciso jogar uma moeda para voltar e outra para o pedido virar realidade.

Nenhum comentário: